É muito importante saber como agir diante de mudanças comportamentais. E COMO se comunicar pode alterar muito o resultado final de um conflito.
De acordo com estudos recentes, os sintomas neuropsiquiátricos, incluindo alterações comportamentais, são muito frequentes entre os indivíduos com demência.
Isso porque as manifestações dos quadros demenciais são caracterizadas, principalmente, por alterações cognitivas significativas e perdas funcionais.
Por isso, não basta interpretar o comportamento apenas como manifestação da doença, mas sim como um provável pedido de ajuda!
Dessa maneira conseguimos levar esse processo de maneira mais leve. Pois assim podemos responder a ação e não reagir enfrentando o sintoma comportamental.
Por exemplo, um caso bem corriqueiro é a agitação interpretada por funcionários de instituições de longa permanência (ILP) ou Casa de Repouso. Existe a inquietação de um paciente que não quer permanecer sentado por muito tempo.
Se ativarmos nossa empatia e nos colocar no lugar da pessoa podemos chegar a conclusões sobre a agitação.
Esta pessoa, antes de morar em uma ILP tinha o hábito de fazer caminhadas e não se sente confortável em permanecer longos períodos sentados.
A recomendação aqui na clínica é propor uma caminhada ao paciente. Porque o cuidador que propõe andar com essa pessoa, além de melhorar a qualidade de vida do mesmo, o poupará de medicações com potenciais efeitos adversos.
Basta pensarmos em nós mesmos. Gostaríamos de permanecer sentados horas a fio em um ambiente que não é nossa casa?
Portanto é extremamente importante
ENTENDER A NECESSIDADE DA PESSOA POR TRÁS DAQUELA REAÇÃO!
Que muitas vezes é vista por terceiros como inapropriada.
A mudança de comportamento pode acontecer por diversos motivos e reverter alterações comportamentais ou agitação não é uma tarefa fácil.
Confrontar ou tentar convencer a pessoa de seus pensamentos e suas atitudes não estão adequadas com a realidade não a tranquilizará. Só piorará o comportamento agressivo.
Algumas atitudes podem amenizar alguns sintomas e gerar comportamento e interação mais leves. E nossa equipe revela o segredo para isso: COMO se comunicar!
Seguem algumas sugestões para conduzir essas situações com mais leveza.
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Tente mudar o foco da pessoa:
Chame a atenção para um assunto que a pessoa goste – e que já fizeram parte de sua história.
Pegue um livro, revista, álbum – algo que possa envolver a atenção da pessoa
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Tente identificar situações que pareçam alterar o comportamento
Como:
Objetos na parede ou iluminação inadequada e plantas que se mexem com o vento, podem trazer percepções alteradas da realidade.
Observe alterações na casa como por exemplo novos móveis e acessórios podem confundir a pessoa e desorganizar suas percepções.
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Monitore o conforto do idoso
Ofereça água e alimentos para evitar sede e fome.
Certifique-se que não há nenhuma dor – e leve a sério a queixa caso tenha! – confira se suas roupas estão de acordo com o clima.
Compreender o comportamento do paciente é essencial para
Clinica Martinelli
A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
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