Pessoa idosa com sua cuidadora desenvolvendo a escuta ativa

Escutar é Cuidar!

Escutar é cuidar! E em uma situação como a Doença de Alzheimer é imprescindível que essa escuta seja ativa. Antes de mais nada, é interessante entender o que é a Escuta Ativa.

A escuta ativa é a capacidade de ouvir e compreender uma mensagem que é transmitida por alguém, demonstrando um interesse verdadeiro para se conectar com quem está falando.

Ou seja,

A Escuta Ativa é o acolhimento no diálogo com o outro.

Por isso que escutar é cuidar!

Dessa forma fica claro que é sobre COMO escutar, sem nos apegarmos aos nossos próprios pensamentos ou emoções. É exercer empatia – habilidade muito importante para quem convive com portador da Doença de Alzheimer.

Então, quando convivemos com pessoas portadoras de demência torna-se necessário desenvolver a habilidade de ouvir.

Em vista disso, nossa equipe separou aqui algumas formas de você aplicar a escuta ativa e conseguir conviver com o processo da Doença de maneira mais leve.

  • Demonstre Interesse

Mostre interesse pelo que a pessoa tem a dizer e faça contato visual.

Porque não demonstrar interesse pelo contato visual pode fazer com que a pessoa não se sinta ouvida, o que facilmente a desmotiva.

  • Tenha empatia

Tente entender os sentimentos, necessidades e valores da pessoa.

Tenha sensibilidade. Perceba o melhor momento para manter a conversa ou adiar. Tente entender o comportamento da pessoa, um desconforto pode causar introspecção.

  • Preste Atenção

Fique atento principalmente ao que não é falado.

Movimentos inquietos de mão e pernas ou expressões faciais podem demonstrar desconforto, ansiedade, dor. Afinal, com essa atenção é possível tornar o ambiente mais seguro e ajudar a pessoa a se sentir melhor.

  • Faça Perguntas

Perguntar sobre o que está sendo falado reforça à atenção da pessoa.

Perguntar gera conexão, além de trazer mais clareza sobre o que está sendo dito.

  • Utilize a Linguagem Corporal

A escuta ativa não se pratica somente com os ouvidos!

Com a postura, gestos ou tom de voz, conseguimos demonstrar interesse numa conversa e nos conectar melhor com a outra pessoa.

  • Não julgue

Lembre-se que as pessoas são diferentes, com histórias diferentes.

Seja mais acessível. Mostre o respeito na mesma medida da confiança da pessoa – para que ela compartilhe com você livre do medo genuíno de julgamento. Empatia também está aqui.

Inquestionavelmente, quando a pessoa se sente ouvida, ela tende a valorizar mais a conversa e fica aberta para o que a outra pessoa tem a dizer.

E você? Anda ouvindo ou escutando?

Clinica Martinelli

A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

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