Você conhece a importância da terapia ocupacional para a pessoa idosa? A terapia ocupacional pode trazer diversos benefícios, como promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida e propiciar atividades que estimulam o adulto mais velho em seus aspectos físicos e emocionais.
O terapeuta ocupacional estabelece um espaço de saúde e expressão, onde o fazer é compartilhado. Trata-se de intervenções expressivas, artísticas, artesanais, laborais, etc. Ou ainda, atividades da vida diária, adaptações do ambiente e utensílios do dia a dia.
Quando falamos de Terapia Ocupacional, a definimos como uso de avaliação e intervenção para desenvolver, recuperar ou manter atividades significativas, ou ocupações, de indivíduos, grupos ou comunidades.
Por isso é imprescindível conhecer toda a rotina de atividades da pessoa atendida.
Depois, junto com ela, identificar e favorecer novas possibilidades.
A relação terapêutica possibilita
- “atravessar”,
- superar dificuldades
- propor novos objetivos
- e retomar um projeto de vida.
As atividades de terapia ocupacional para o público idoso, auxiliam na perda de memória, reconhecimento de padrões e percepção do ambiente, por exemplo.
Você sabia que o terapeuta ocupacional trabalha em estreita relação junto com outros profissionais, especialmente médicos, fisioterapeutas e psicólogos? Dessa forma, soma a equipe de cuidados, ampliando as possibilidades de intervenção junto ao paciente.
Portanto o trabalho em equipe concentra ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas e asseguram um suporte capaz de prevenir e retardar as complicações de doenças que possam acometer as pessoas com mais idade.
Clinica Martinelli
Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!