Beber água é extremamente importante para a manutenção de nossa saúde. Por isso nossa equipe separou 6 dicas para assegurar a ingestão correta de líquidos.
Antes de mais nada, vale lembrar que a desidratação pode causar inúmeros problemas como pressão baixa, confusão mental, obstipação intestinal (intestino preso), entre outros.
E para evitar estes problemas – porque podem originar complicações sérias de saúde – separamos algumas dicas importantes:
- Ofereça líquidos regularmente! Idealmente, ofereça água. Quando o idoso se recusa a beber água, oferte água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas.
- O idoso deve beber 2 litros de líquidos por dia. Para ajudar a controlar a quantidade, pode-se usar uma garrafa de 2 litros, ou duas de 1 litro. Encha a(s) garrafa(s) pela manhã e ofereça água o dia todo de maneira a acabar a água da(s) garrafa(s) ao final do dia. Outra alternativa é anotar as quantidades de líquidos em um caderno para o controle.
- Águas saborizadas podem ser uma opção para idosos que não gostam de água pura. Pode-se colocar rodelas de limão, folhas de hortelã, pedacinhos de gengibre ou de maçã na(s) garrafa(s).
- Evite oferecer copos cheios de água. Grande quantidade de água ingerida de uma só vez pode causar sensação de plenitude gástrica (barriga cheia) e ser desconfortável. É preferível oferecer meio copo por vez, várias vezes ao dia.
- Atenção aos idosos diabéticos: nunca oferecer bebidas com açúcar, como sucos de caixinha.
- Atenção aos pacientes com restrição de ingestão de líquidos por prescrição médica.
E o mais importante:
Jamais se deve oferecer líquidos com o idoso deitado.
Sempre colocar o idoso sentado ou recostado em travesseiros.
E se puder anote:
Pacientes com disfagia, ou seja, dificuldades para engolir, devem receber alimentação específica. A orientação de nutricionista e/ou fonoaudiólogos é necessária nestes casos.
Clinica Martinelli
Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!
Muito importantes essas dicas.
Vamos compartilhar então? 🙂