São comuns queixas envolvendo alteração no apetite da pessoa com Doença de Alzheimer. Inclusive pode haver perda de peso ou fome exagerada. Em ambos os casos existe a necessidade do monitoramento para favorecer uma alimentação adequada.
Por isso nossa equipe separou algumas Dicas de Alimentação para Pessoas com Alzheimer. E das mais importantes e menos divulgadas é:
Confira sempre a temperatura da comida. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras na boca e na língua do paciente. Caso possa, utilize prato térmico, para evitar que a comida esfrie enquanto o paciente está se alimentando.
Aqui na Clínica Martinelli, asseguramos uma alimentação saudável e balanceada. E baseado em nosso cotidiano separamos algumas sugestões para você:
– Garanta de 4 a 6 refeições diárias, com maiores quantidades de alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e uma menor proporção nos lanches intermediários.
– Inclua alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.), proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais), diariamente.
– Procure manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições de modo a garantir uma alimentação variada.
Conforme a demência evolui, vale lembrar de:
– Observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos. Já que problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro) podem aparecer. Neste momento, os alimentos podem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição.
– Evite a utilização de vários alimentos liquidificados juntamente. Pois o sabor de cada alimento separadamente pode ajudar a exercitar a memória. Assim, recomendamos que os alimentos pastosos ou liquidificados sejam oferecidos separadamente.
– Utilize temperos.
A boa nutrição é muito importante para a saúde global do corpo e também para o funcionamento cerebral. Cada vez mais estudos demonstram que uma alimentação saudável é muito importante para o bem-estar, para disposição física e até para a cognição.
Mudanças na dieta podem ser feitas com orientação de médico e nutricionista – de acordo com as consequências da doença e de forma individualizada. Dessa maneira haverá o importante cuidado para que não haja nem excesso e nem carência de nutrientes.
Clinica Martinelli
Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!
O prato térmico é uma ótima dica! Obrigada!
Ficamos contente em ajudar!