Sim, a idade é fator de risco para o câncer. Pessoas acima de 60 ano possuem 11 vezes mais chances de desenvolver neoplasias que os adultos mais jovens.
Uma explicação sobre a incidência de câncer crescer no Brasil e no mundo é porque acompanha o aumento da expectativa de vida da população.
Quando envelhecemos, nossas reservas fisiológicas diminuem. Explicando em resumo: reserva fisiológica é a capacidade física e metabólica que está em repouso em condições basais de funcionamento celular e que é ativada como resposta para a restauração da homeostase sob condições de estresse fisiológico.
Homeostase, por sua vez, é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.
Ou seja, explica-se a maior incidência de câncer em idosos por nosso corpo perder progressivamente sua capacidade de restauração do equilíbrio durante o envelhecimento.
Lembre-se que o tratamento de neoplasias em idosos, idealmente, deve ser determinado por uma equipe multiprofissional em saúde.
Médicos (geriatra e oncologista), fisioterapeutas e nutricionistas devem estar envolvidos. E para definir qual é a melhor estratégia de tratamento, deve-se considerar diversos fatores. Por exemplo, condições de saúde global como presença ou não de doenças crônicas.
Também deve-se ponderar sobre a manutenção da funcionalidade e cognição.
O ideal é sempre otimizar a qualidade de vida.
É extremamente importante conhecer as características específicas da neoplasia em questão, avaliar a reserva funcional e entender qual o nível de suporte social/ familiar com que o idoso pode contar.
Clinica Martinelli
Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985.
Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais!
Confira também nosso site para outras informações!