Você sabe como cuidar das Úlceras de Pressão (escaras)?

Como cuidar das Úlceras de pressão (escaras).

Você sabe como cuidar das Úlceras de Pressão (escaras)?

Primeiramente vale dizer que as Úlceras de Pressão são também conhecidas como Úlceras de Decúbito, e popularmente como Escaras. Trata-se de lesões localizadas na pele e/ou tecido subjacente.

Normalmente ocorrem sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão localizada por muito tempo ou de uma combinação entre esta e forças de deslizamento.

Mas, o como tratar a escara depois que ela já apareceu?

O primeiro passo deve ser a avaliação cuidadosa da ferida por médico ou enfermeira:

  • onde está localizada.
  • forma e dimensões.
  • profundidade, tipos de tecidos presentes (epitelização, granulação, desvitalizado, necrosado).
  • qualidade e quantidade de exsudado (supuração, etc).
  • situação da região perilesional (em volta da lesão).
  • dor manifestada pelo doente.
  • estado microbiano.

A profundidade da ferida é uma das questões mais importantes.

Nos casos mais graves, a úlcera passa pelas 3 camadas da pele, passa pelo tecido conjuntivo e chega ao osso. Observar o exsudado, ou seja, o líquido que se forma na ferida pode indicar se há infecção ou não. Quando há presença de pus, a ferida está infectada. Neste caso, recomenda-se chamar um médico imediatamente.

Por isso o tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento:

  1. Quando a ferida ainda não rompeu a pele (há apenas vermelhidão no local), deve-se massagear a pele com óleos ou cremes hidratantes.
  2. Quando a ferida já rompeu a pele, deve-se:
  • Lavar a escara com soro fisiológico 0,9% morno.
  • Aplicar o produto prescrito pelo médico.
  • Colocar curativo que permita troca gasosa.

As lesões devem ser expostas ao calor, como luz solar matinal ou lâmpada infra-vermelha. Neste caso, é necessário muito cuidado na manipulação da lâmpada para evitar queimaduras. Recomenda-se uma exposição de até 15 minutos, a 30 cm de distância do local ferido. O calor promove a vasodilatação , aumentando a oferta de oxigênio aos tecidos e facilitando a cicatrização. Caso surjam pequenas bolhas na pele, não se deve estourá-las. A recomendação é a exposição ao calor.

As lesões infectadas, isto é, com presença de pus, podem ser tratadas com açúcar, pomadas de papaína, laser, óleo (como Dersani, por exemplo) e pomadas ou cremes medicamentosos. E quem deve prescrever este tratamento é um médico.

Idealmente, o médico ou um enfermeiro devem fazer o curativo e avaliar a evolução das escaras diariamente, até a cicatrização. Porém, cuidadores, familiares ou profissionais, podem aprender a cuidar desta ferida. É importante sempre chamar o médico ou enfermeiro em caso de dúvidas sobre a evolução do tratamento.

NUNCA coloque sobre a lesão nenhum tipo de “receita caseira”. As escaras são feridas graves que, quando infeccionadas, podem colocar a vida do paciente em risco!

 

Clinica Martinelli

A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *