Imagem representando A Possível relação entre Estresse Crônico, Depressão e Demência.

A Possível Relação Entre Estresse Crônico, Depressão e Demência.

A possível relação entre estresse crônico, depressão e demência está presente em diversos estudos.

Por isso que na Suécia, cientistas do Instituto Karolinska publicaram novo estudo que aborda possíveis associações entre estresse crônico, problemas cognitivos leves e a Doença de Alzheimer.

Neste país, cerca de 160.000 pessoas têm alguma forma de demência. Sendo que a doença de Alzheimer é a mais comum. Em razão do número de portadores da doença crescer conforme a expectativa de vida da população. E ao mesmo tempo que novos métodos de diagnóstico e terapias de intervenção precoce são desenvolvidos.

Portanto, os últimos anos demonstraram a necessidade de ampliar as informações sobre a patologia e identificar mais fatores de risco para a Doença de Alzheimer.

O estudo publicado pela Alzheimer’s Research & Therapy mostra como pessoas com idades entre 18 e 65 anos com diagnóstico prévio de estresse crônico e depressão tiveram maior probabilidade de serem diagnosticadas com comprometimento cognitivo leve ou doença de Alzheimer.

Porém, estudos anteriores já demonstravam uma possível associação entre estresse crônico, depressão e demência.

Já agora, o presente estudo mostrou que as pessoas diagnosticadas com estresse crônico ou depressão têm maior probabilidade de serem diagnosticadas com a doença de Alzheimer.

De tal modo que o risco de Alzheimer é duas vezes maior!

Ou seja, este estudo demonstrou que o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer foi duas vezes mais elevado em pacientes com estresse crônico e em pacientes com depressão do que em pessoas sem qualquer uma das condições.

Inclusive, pacientes com estresse crônico e depressão, tiveram esse risco até quatro vezes aumentado. Já o risco de desenvolver comprometimento cognitivo foi igualmente elevado.

É preciso considerar que o estresse crônico é aquele sem oportunidade de recuperação por pelo menos seis meses.

Por isso, os responsáveis pelo estudo afirmaram que:

O estresse crônico e a depressão são fatores de risco potenciais para comprometimento cognitivo leve e demência, incluindo a doença de Alzheimer. O objetivo era investigar se tal risco é aditivo.

Os pesquisadores se concentraram em pacientes com idades entre 18 e 65 anos. Foram identificadas 44.447 pessoas com diagnóstico de estresse crônico e/ou depressão.

Ademais, essas pessoas foram acompanhadas por oito anos para ver quantas delas seriam posteriormente diagnosticadas com problemas cognitivos leves, deficiência ou doença de Alzheimer.

Uma comparação com todos os outros 1.362.548 indivíduos na faixa etária mostrou que mais pessoas com estresse crônico ou depressão também foram diagnosticadas com comprometimento cognitivo leve ou doença de Alzheimer.

O que levou os responsáveis pelo estudo a afirmaram que

É incomum que pessoas nesta faixa etária desenvolvam demência, por isso precisamos identificar todos os possíveis fatores de risco para a doença. Mostramos aqui que o diagnóstico é mais comum em pessoas que sofreram estresse crônico ou depressão, mas serão necessários mais estudos se quisermos demonstrar qualquer causalidade nisso.

Agora, os pesquisadores irão continuar o seu trabalho, desenvolver questionários e testes cognitivos que auxiliarão a identificação precoce de pessoas em risco.

O estresse crônico documentado aumentou o risco de comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. O mesmo foi observado com a depressão. A nova descoberta é o potencial efeito aditivo do estresse crônico à depressão, no risco de DCL e DA.

Contudo, a causalidade ainda é desconhecida

A relação entre estresse crônico, depressão e demência tem a causalidade ainda desconhecida. O autor do estudo, Axel C. Carlsson, PhD, docente do departamento de neurobiologia, ciências do cuidado e sociedade, disse:

O risco ainda é pequeno e a causalidade é desconhecida. Dito isto, a descoberta é importante porque nos permite melhorar os esforços preventivos e compreender as ligações com outros fatores de risco para a demência.”

A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Fonte: “Stress, depression, and risk of dementia–a cohort study in the total population between 18 and 65 years old in Region Stockholm” – “Estresse, depressão e risco de demência – um estudo de coorte na população total entre 18 e 65 anos de idade na região de Estocolmo”

1 comentário em “A Possível Relação Entre Estresse Crônico, Depressão e Demência.”