É essencial manter a higiene oral em pessoas acamadas. Não apenas por questões de saúde, mas também de conforto e dignidade.
A limpeza é indicada após as refeições ou uso de medicações como xaropes que contém açúcar.
Mesmo que a pessoa idosa não tenha dentes ou próteses, é muito importante fazer a higiene oral.
E não pense que a manutenção dos dentes colabora apenas para prevenir cáries, canais e abcessos dentários. Tem a importante missão de combater problemas cardíacos também.
Como por exemplo, a endocardite que é uma infecção cardiológica causada por microrganismos levados até o coração por meio da corrente sanguínea.
Os cuidados orais do adulto mais velho acamado merece atenção especial. Por isso nossa equipe separou algumas dicas para ajudar a manter a higiene oral em pessoas acamadas:
- Quando tratamos de pessoas que possuem dentes, não tem disfagia e conseguem cuspir:
pode escovar dentes com escova de cerdas macias e pasta de dente.
O ideal é que sente a pessoa na cama, escove os dentes em movimentos circulares. Ofereça água e oriente que cuspa em uma bacia.
- Quando tratamos da pessoa idosa com distúrbios de deglutição, que não conseguem engolir adequadamente líquidos e que não compreendem comandos para cuspir:
Nestes casos, a higiene oral deve ser feita com uma gaze embebida em antisséptico bucal sem álcool ou clorexidina.
- Para fazer com que a boca fique aberta durante a higiene, faça uma boneca de gaze e a deixe no canto da boca enquanto passa a gaze em todos os cantos da boca e língua.
- O uso de escova de dente elétrica pode auxiliar muito a higiene oral.
- Existe também a técnica do espelho. Trata-se da técnica do neurônio espelho onde a pessoa imita o que você faz. Pode ajudar muito se você demonstrar ao paciente o que ele deve fazer.
Em casos de prótese dentária, é preciso higienizar a boca e a prótese da mesma forma.
Sempre recebemos essa pergunta: Se o idoso não tem dentes ou prótese, preciso higienizar a boca?
E a resposta é SIM! E não se esqueça de higienizar a língua e bochechas também.
Mantenha o atendimento com dentista especializado em gerontologia. Muitos atendem em domicílio e tem formação para cuidar de idosos acamados.
Os adultos mais velhos precisam de um acompanhamento pautado para o bom funcionamento da sua saúde em geral – física e mental. E o dentista pode contribuir de inúmeras formas para favorecer a sua qualidade de vida.
Você sabia que quem tem problemas cardiovasculares precisa avisar o dentista?
Clinica Martinelli
A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!