Você conhece os vilões da luta contra o colesterol?
Em primeiro lugar, precisamos trazer à tona a gravidade do assunto.
Pois, de acordo com dados do DataSUS, em 2017 ocorreram 358 mil mortes causadas por doenças do aparelho circulatório no Brasil.
Isso significa que um a cada três óbitos tem como causa problemas cardiovasculares.
É um número alto e simboliza uma morte a cada 40 segundos, proveniente de doenças que, em sua maioria, podem ser diagnosticadas e tratadas
Afirmou o Dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
Por não apresentar sintomas, o colesterol alto é uma condição silenciosa.
Assim sendo também uma condição perigosa porque aumenta o risco:
- de desenvolvimento de doenças cardiovasculares,
- pressão alta
- e entupimento de veias.
Pode por isso causar infarto e acidente vascular cerebral.
Mas lembre-se que o colesterol não é só vilão.
O colesterol desempenha um papel fundamental para a execução de funções vitais no organismo.
E outro fator importante é saber que a alimentação saudável é a principal estratégia para manter as taxas de colesterol controladas!
O colesterol é sintetizado em diversos tecidos do nosso corpo, mas é no fígado onde ocorre sua maior síntese, sendo transportado para todo o corpo pelas lipoproteínas. As mais importantes são as Lipoproteínas de Baixa Densidade [LDL] e as Lipoproteínas de Alta Densidade [HDL].
Explicou a nutricionista Regina Helena Marques Pereira, do Departamento de Nutrição da da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
O HDL (do inglês High Density Lipoprotein) é o colesterol de alta densidade que tira o colesterol das células para ser eliminado e ajuda a evitar o entupimento das artérias. Conhecido como “bom colesterol”.
Portanto seu nível deve ser alto.
Já o LDL (do inglês Low Density Lipoprotein) é o colesterol de baixa densidade.
Ele leva o colesterol para as células e, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de infarto e de derrame, processo conhecido como aterosclerose.
Por isso, o LDL é conhecido como “mau colesterol” e seu nível deve ser mantido baixo.
O colesterol dos alimentos contribui com 30% do colesterol do organismo humano.
Segundo Dra. Regina.
Através da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a especialista elaborou e publicou uma lista com os 10 alimentos que prejudicam a luta contra o colesterol.
E nossa equipe concordou e replicou!
Então, os vilões da luta contra o colesterol são:
- Bombom: o bombom é uma versão de chocolate com pouquíssimo cacau e muitos ingredientes, dentre eles gorduras adicionadas – principalmente gordura hidrogenada – trans, que é a mais aterogênica.
- Carnes gordas: a gordura animal está intimamente ligada com o aumento de colesterol e formação de placas de aterosclerose, pois é rica em gorduras saturadas.
- Manteiga: fonte exclusiva de gorduras saturadas de origem animal. Altamente aterogênica.
- Creme de leite: mesmos princípios da manteiga.
- Nuggets: são empanados, pré-fritos em Gordura Vegetal Hidrogenada, a mais aterogênica de todas as gorduras presente em alimentos industrializados.
- Óleo de coco: rico em gorduras saturadas conhecidas como principal gordura relacionada ao aumento de colesterol total, LDL colesterol e HDL colesterol. Porém esta elevação de HDL não é suficiente para reduzir os efeitos negativos do aumento das LDL que este tipo de gordura promove.
- Produtos de Charcutaria: salames, presuntos, linguiças. Ricos em gorduras saturadas de origem animal – devem ser evitados.
- Queijos ricos em gorduras: (> 10% de gorduras saturadas por porção) – devem ser evitados
- Salgados e tortas elaborados com massa podre: A massa podre – pâte brisée-, é composta por farinha de trigo, gorduras (normalmente manteiga, às vezes banha ou gordura vegetal), água e sal.
- Sorvete cremoso industrializado: elaborado com gordura vegetal hidrogenada em sua maioria. Alguns artesanais podem levar outro tipo de gordura menos nociva.
É preciso lembrar que esses alimentos prejudicam o controle do colesterol quando consumidos em grandes quantidades e com muita frequência.
Portanto tome cuidado com as porções de consumo.
Fonte: Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976.
Clinica Martinelli
A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!