Idoso veterano com risco de Alzheimer

Concussões Relacionadas à Explosão Podem Estar Associadas a Maior Risco de Alzheimer

De acordo com pesquisadores da Escola de Ciências da Universidade de Washington, Medicina e Sistema de Saúde VA Puget Sound,

Descobriu-se que veteranos norte-americanos das guerras no Afeganistão e no Iraque que sofreram lesões cerebrais traumáticas leves devido à exposição a explosões apresentaram alterações nas proteínas do líquido cefalorraquidiano que são normalmente observadas em pessoas que desenvolvem a doença de Alzheimer.

Por isso, concussões relacionadas à explosão estão associadas a maior risco de Alzheimer.

Deste modo, descobriu-se que os veteranos que sofreram essas lesões apresentaram alterações no líquido espinhal que também são observadas em pessoas que desenvolveram Alzheimer.

Dr. Ge Li, primeiro autor do artigo e professor associado de psiquiatria. e ciências comportamentais na UW Medicine, disse

Embora a nossa investigação não prove que os veteranos que sofreram estas lesões desenvolverão a doença de Alzheimer, levanta a possibilidade de que possam estar num caminho que conduz à demência.

O estudo foi publicado em 13 de março na revista Neurology complementando pesquisas anteriores.

Os pesquisadores examinaram os níveis de proteína no líquido cefalorraquidiano dos veteranos, que flui ao redor e através do cérebro e transporta resíduos.

Tanto que duas das proteínas medidas compõem os principais componentes das placas amilóides, que se agregam no cérebro das pessoas com Alzheimer. Essas proteínas são chamadas de alfa-beta amilóide 40 e 42 (Aβ40, Aβ42).

As outras proteínas são versões da proteína tau. Normalmente, as proteínas tau fazem parte do citoesqueleto das células, que dão forma às células. Mas com a doença de Alzheimer, estas estruturas são alteradas, criando emaranhados dentro das células cerebrais e matando-as. Esta é a outra marca registrada do Alzheimer.

Com a doença de Alzheimer, os níveis de proteínas alfa-beta amilóides no líquido espinhal normalmente diminuem.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que as proteínas, em vez de serem liberadas para o líquido espinhal e transportadas como normalmente seriam, são depositadas em placas amilóides e permanecem no cérebro.

À medida que a doença progride, os níveis de tau, por outro lado, tendem a ser mais elevados do que o normal, à medida que as proteínas são libertadas pelas células cerebrais que estão para morrer.

O declínio nas proteínas beta-amilóides, em particular na beta-amilóide 42, era preocupante, disse a autora sênior Dra. Elaine Peskind, professora pesquisadora de psiquiatria da UW e diretora do Centro de Pesquisa, Educação e Clínica de Doenças Mentais do Noroeste do VA.

Ela completou que:

Um declínio na beta-amilóide 42 é a primeira alteração detectável devido à doença de Alzheimer que pode ser encontrada em uma pessoa cognitivamente normal”.

A mudança pode aparecer até 20 anos antes dos sintomas. Portanto, uma pessoa pode ter a patologia do Alzheimer acontecendo em seu cérebro, mas ainda assim não apresentar nenhum sintoma – nenhum problema com sua memória ou funções de pensamento – por até 20 anos. anos.”

Peskind e seus colaboradores suspeitam que a causa das alterações nas proteínas do fluido espinhal desses veteranos, se devem a danos relacionados à explosão em um sistema no cérebro, chamado sistema glinfático, que permite que os fluidos trancorram através do cérebro e levem embora os resíduos.

Para descobrir, eles foram financiados pelo Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame para estudar a regulação e a função deste sistema em veteranos com estas lesões.