Pessoas idosas dançando

A Dança é uma Ótima Alternativa de Atividade Física

A Dança é uma ótima alternativa de atividade física e não apenas para aqueles que gostam de dançar.

Antes de tudo é muito importante mudar a forma de ver o envelhecimento, o considerando como processo natural e de belezas.

Ainda mais passando por um momento na história em que temos que quebrar os paradigmas da velhice.

Contudo, boa parte das pessoas ainda associam envelhecer com doenças. Mas, embora possa haver um certo declínio de força física, a pessoa idosa continua capaz de aprender. E, mais do que isso, continua sendo uma pessoa que deve se sentir bem consigo mesma.

Um dos fatores que contribui para o envelhecimento saudável essencialmente, é a prática de atividades físicas regulares.

E temos a dança como uma ótima alternativa. Assim mostrou um estudo feito em Atibaia – SP, há alguns anos atrás.

Esse estudo demonstrou que os idosos que participaram de um programa com duas sessões de dança semanais, de 60 minutos cada, tiveram melhora em sua qualidade de vida.

Os participantes do programa de dança obtiveram ganhos físicos, psicológicos e sociais.

Sendo que 100% dos adultos que participaram, com idade média de 76 anos, não faltaram a nenhuma aula.

As melhoras dos aspectos psicológicos foram demonstrados através de testes de Depressão e sentimento de Raiva, Tensão Nervosa e Ansiedade. Os idosos também relataram um bem-estar maior durante a participação do programa que o declarado anteriormente.

Socialmente, o ganho é evidente. Antes, mais de 77% dos idosos participantes relatavam não frequentar grupos sociais, recreativos ou grupos religiosos. Com a dança, passaram a ter uma atividade considerada recreativa, com interação social.

Este fato corrobora um estudo anterior (Seedsman, 1994) que

“afirmou que deve haver um equilíbrio entre as atividades físicas e recreações desafiantes para a promoção de um estilo de vida significativo para indivíduos mais velhos”.

Quando falamos de pessoas com Alzheimer e outros déficits cognitivos, a dança continua sendo uma boa alternativa.

Você sabia que como a memória automática é a última a ser afetada, até pessoas em fases mais graves da doença, conseguem dançar e se divertir?

 

Clinica Martinelli

Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Na Clínica de Repouso oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *