Alimentação para Pacientes com Alzheimer

Dicas de Alimentação para Pessoas com Alzheimer

São comuns queixas envolvendo alteração no apetite da pessoa com Doença de Alzheimer. Inclusive pode haver perda de peso ou fome exagerada. Em ambos os casos existe a necessidade do monitoramento para favorecer uma alimentação adequada.

Por isso nossa equipe separou algumas Dicas de Alimentação para Pessoas com Alzheimer. E das mais importantes e menos divulgadas é:

Confira sempre a temperatura da comida. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras na boca e na língua do paciente. Caso possa, utilize prato térmico, para evitar que a comida esfrie enquanto o paciente está se alimentando.

Aqui na Clínica Martinelli, asseguramos uma alimentação saudável e balanceada. E baseado em nosso cotidiano separamos algumas sugestões para você:

– Garanta de 4 a 6 refeições diárias, com maiores quantidades de alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e uma menor proporção nos lanches intermediários.

– Inclua alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.), proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais), diariamente.

– Procure manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições de modo a garantir uma alimentação variada.

Conforme a demência evolui, vale lembrar de:

– Observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos. Já que problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro) podem aparecer. Neste momento, os alimentos podem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição.

– Evite a utilização de vários alimentos liquidificados juntamente. Pois o sabor de cada alimento separadamente pode ajudar a exercitar a memória. Assim, recomendamos que os alimentos pastosos ou liquidificados sejam oferecidos separadamente.

– Utilize temperos.

A boa nutrição é muito importante para a saúde global do corpo e também para o funcionamento cerebral. Cada vez mais estudos demonstram que uma alimentação saudável é muito importante para o bem-estar, para disposição física e até para a cognição.

Mudanças na dieta podem ser feitas com orientação de médico e nutricionista – de acordo com as consequências da doença e de forma individualizada. Dessa maneira haverá o importante cuidado para que não haja nem excesso e nem carência de nutrientes.

 

Clinica Martinelli

Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

2 comentários em “Dicas de Alimentação para Pessoas com Alzheimer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *