Você já ouviu dizer que usamos apenas 10% de nosso cérebro?
Segundo Hipócrates, o pai da medicina moderna:
Um estudo adequado da mente começa com um estudo adequado do cérebro!
Portanto, é preciso que você sabia que uma grande porção do nosso Sistema Nervoso trabalha para garantir o funcionamento adequado do corpo. Todavia, é impossível atribuir uma porcentagem ao seu funcionamento!
Apesar do que muitos afirmam, os humanos não utilizam apenas 10% de seu cérebro.
O cérebro opera em potência máxima o tempo todo.
A verdade é que o cérebro é o órgão mais importante do corpo. Sendo responsável por regular funções vitais para a sobrevivência, como por exemplo, a respiração, os batimentos cardíacos e mais.
Inclusive, ele funciona quando não estamos realizando tarefas cognitivas intensas, como por exemplo quando dormimos.
Sobretudo, o cérebro possui a capacidade de entender a si mesmo. E a capacidade de entender o que está acontecendo com o resto do corpo.
O cérebro tem funções como movimento, processamento sensorial, memória, linguagem, emoções e, claro, tomada de decisões. Localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo.
No entanto, esse mito de que o cérebro opera apenas 10% de sua capacidade funcional foi – e ainda é – amplamente difundido, mas sem qualquer respaldo científico.
Segundo o podcast Fake News Não Pod do Jornal da USP, essa desinformação começou com o psicólogo William James.
Em resumo, artigo publicado em 1907 na revista Science, William James defendeu que os seres humanos utilizavam apenas uma parte de seus recursos mentais, embora não tenha especificado uma porcentagem exata.
Porém, este mito foi amplamente difundido em artigos, programas de TV e filmes, contribuindo para a sua infeliz aceitação popular. Mas não sabemos ao certo de onde veio a medida de 10%.
Em exames de neuroimagem (como a ressonância magnética) é possível medir a atividade no cérebro durante a realização de diferentes tarefas. Ou seja, identifica exatamente as partes do cérebro que são ativadas quando uma pessoa faz ou pensa em alguma coisa.
A acadêmica Laura Colete Cunha, no programa Fake News Não Pod #70: Usamos só 10% do nosso cérebro?, afirmou que
Assim como outros órgãos do corpo humano, o cérebro consome cerca de 20% da energia corporal e foi moldado pela seleção natural e evolução, evitando gastos desnecessários.
Portanto, é improvável que a evolução permitisse que um órgão tão dispendioso operasse em apenas 10% de sua capacidade funcional.
Clinica Martinelli
A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!
Nunca acreditei nisso mesmo. Não faz sentido ter uma porcentagem tão mínima para uma potência como o cérebro.