No Reino Unido a empresa de diagnóstico PocDoc, com sede em Cambridge, anunciou que desenvolveu um teste cardíaco caseiro que pode viabilizar resultados em minutos.
Sendo assim, este teste fornece:
- uma leitura do colesterol,
- uma pontuação do índice de massa corporal
- e dados cardíacos, que incluem a probabilidade de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Além disso, a PocDoc afirmou que seu kit ajudaria o NHS a disponibilizar exames de saúde digitais em todo o Reino Unido.
Primeiramente, é interessante saber o que é NHS.
NHS significa National Health System, ou seja, Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra.
Refere-se a um programa financiado principalmente por impostos que oferece assistência médica gratuita para todos os residentes dos países do Reino Unido. Podendo inclusive designar medicamento sem custo, dependendo da situação financeira da pessoa no país.
O NHS na Inglaterra é supervisionado pelo Departamento de Saúde. E é também composto por uma rede de hospitais e clínicas públicas onde todos os residentes são atendidos de forma gratuita.
Porém, antes de consultar o especialista, a pessoa precisa passar por atendimento de um General Practitioner (GP). Este é uma espécie de Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de centros médicos que existem em todas as cidades da Inglaterra.
O kit desenvolvido pela PocDoc é o primeiro teste a ser integrado à aplicação NHS Health Check.
Assim, ele permitirá que os pacientes realizem testes em casa e compartilhem os resultados com o Sistema Nacional de Saúde em cerca de nove minutos.
A empresa disse que o teste provou ser bem-sucedido, visto que alcançou grupos “de risco”, como pessoas com mais de 40 anos. Além de pessoas com sobrepeso e aquelas que têm dificuldade de acesso às consultas médicas.
O teste já foi implementado em farmácias e centros comunitários em diversas áreas, incluindo Cambridge e Peterborough.
Atualmente as doenças cardiovasculares custam ao serviço de saúde 7,4 bilhões de libras por ano e em geral 15,8 bilhões de libras para a economia britânica.
Por isso o governo anunciou no ano passado um programa de exames de saúde digitais – que foi concebido para realizar um milhão de testes ao longo de quatro anos – além dos exames presenciais que já estavam a ser realizados.
Louise Jopling, da Health Innovation East, disse:
Para o pessoal do NHS é uma enorme economia de tempo.
Para os pacientes é a conveniência de fazer o teste em casa, sem precisar tentar marcar uma consulta com o médico.
Steve Roest, cofundador do PocDoc, disse:
Quando eu tinha 14 anos, meu pai teve um grande derrame devido a uma doença cardiovascular não diagnosticada que teve um impacto catastrófico em nossa família, por isso sempre me senti extremamente apaixonado pela área da doença.
Ele acrescentou que os resultados até agora mostraram que o uso do teste poderia economizar £ 0,5 bilhão por ano para o NHS e “as famílias [seriam] impedidas de passar pelo que passamos quando eu tinha 14 anos”.
Jason Wilson, que tem um filho pequeno, fez o teste e teve uma surpresa desagradável.
Ele disse:
Isso mostrou que eu estava na categoria de obesidade, o que foi um pouco chocante, então comecei a correr na hora do almoço, comprei uma esteira e [comecei] a beber mais água.
Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!