Pessoa idosa passando por exame ocular

Perder a Visão Não Faz Parte do Envelhecimento Normal

Com o passar dos anos, a visão sofre algumas mudanças como por exemplo a dificuldade de focar, enxergar buracos, degraus e pequenos obstáculos no chão (principalmente em lugares com pouca iluminação), diferenciar cores, ler um livro ou ver o nome/número do ônibus.

Certamente, perder a visão não faz parte do envelhecimento normal! Porém, a visão de todas as pessoas muda com a idade.

Primeiramente devo explicar que a maior parte das alterações na visão da pessoa idosa pode ocorrer como resultado de mudanças relacionadas à idade dos tecidos oculares. Consequentemente, causa frequência de doenças oculares que afetam de maneira significativa a qualidade de vida, comprometendo a independência e autonomia da pessoa.

Você sabia que existe uma especialidade chamada oftalmogeriatria? Esta é a área de atenção especial às doenças mais comuns nos adultos mais velhos. Visto que durante o envelhecimento é comum que alterações orgânicas levem à diminuição da acuidade visual. Por isso nossa equipe separou os problemas de visão mais comuns que atingem a população idosa.

São eles:

  • Erros Refracionais

Estes são um dos grupos de doenças oculares de maior prevalência mundial. São as conhecidas miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

A presbiopia (vista cansada) é resultado da perda natural da elasticidade do cristalino, com diminuição gradativa da capacidade de acomodação visual. Ou seja, é a dificuldade de mudar o foco da distância para perto. A presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos (óculos de leitura).

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma degradação da mácula, a parte central da retina.  Melhor explicando, a macula é a parte da retina que nos permite ver detalhes e cores.

Por consequência pode causar perda visual severa. Infelizmente é uma das causas mais comuns de perda irreversível da visão em idosos.

  • Catarata

É quando a lente natural do olho torna-se opaca. É uma das principais causas de baixa visual reversível, ou seja, quando removida, a visão tende a melhorar. Ela pode causar embaçamento, diminuição da capacidade visual, escurecimento das cores e aumento da sensibilidade ao brilho.

  • Retinopatia Diabética

É o resultado de danos progressivos aos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Seu estágio inicial pode não apresentar sintomas específicos. Particularmente, a sua forma mais grave pode causar cegueira.

  • Glaucoma

É a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Caracterizado por lesão das fibras nervosas com decorrente perda de campo de visão. Muitas vezes é diagnosticado quando já houve perda significativa da visão periférica (lateral).

O diagnóstico precoce dessas doenças, no início muitas vezes silenciosas, é extremamente importante para evitar consequências como por exemplo, a cegueira.

Portanto consultas periódicas com o oftalmologista são essenciais para prevenir, detectar e iniciar o melhor tratamento o mais rápido possível.

Todas as formas de perda de visão podem afetar a qualidade de vida do adulto mais velho.

 

Conheça a Equipe da Clínica Martinelli!

Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985.

Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *