Pessoa idosa com doença neurodegenerativa

A Demência Não É Uma Doença Específica

Diferente do que muitos pensam, a demência não é uma doença específica.

É na verdade um termo usado para descrever um grupo de sintomas que afetam o pensamento, o humor e o comportamento de forma crítica o suficiente para interferir na vida diária de uma pessoa.

Palavra que corresponde a uma modificação progressiva de áreas do cérebro que podem resultar em alterações de memória, comportamento, linguagem e personalidade. Por consequência, interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa.

O termo “demência” é também conhecido como “distúrbio neurocognitivo grave” e existe mais de uma causa para explica-lo, como por exemplo: pequenos acidentes vasculares cerebrais ou a Doença de Parkinson. Muitas outras condições também podem causar os sintomas, incluindo algumas que são reversíveis, como problemas de tireoide e deficiências vitamínicas.

Um obstáculo significativo para a obtenção de um diagnóstico é a falta de conhecimento e conscientização sobre a doença por parte do público em geral.

Muitas das doenças que causam demência apresentam sintomas semelhantes, incluindo perda de memória, desorientação, comportamento de confronto, problemas de linguagem e uma variedade de problemas físicos que alteram a visão e a mobilidade.

Para cada doença e cada pessoa afetada, esses sintomas podem se apresentar de diferentes maneiras.

Embora a Doença de Alzheimer seja a causa mais comum de demência em pessoas com mais de 65 anos, não é a única! Mas é responsável por 60% a 80% dos casos.

O segundo lugar é ocupado pela Demência Vascular – que ocorre após um acidente vascular cerebral.
Outras doenças mais comuns que causam a demência são:

  • Demência com corpos de Lewy (DLB)
  • Demência mista: anormalidades ligadas a mais de uma causa/doença
  • Parkinson
  • Demência Frontotemporal
  • Doença de Creutzfeldt-Jakob
  • Depressão

Muito se discute sobre falhas acentuadas de memória com o risco de demência.
Entre conclusões de estudos relacionados, está a de que pessoas com falhas acentuadas de memória tem maiores chances de desenvolver depressão, o que gera um risco maior ainda de desenvolver demência.

Por isso, o protocolo médico é fazer um acompanhamento cuidadoso e periódico!

 

Conheça a Equipe da Clínica Martinelli!

Cuidando de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *