Imagem interna do corpo das glândulas adrenais.

5 Coisas Para Saber Sobre Adrenal

Antes de 05 coisas para saber sobre adrenal, é interessante saber o que é adrenal.

Adrenal na verdade são adrenais! Portanto, as glândulas adrenais são dois pequenos órgãos de poucos centímetros que ficam acima dos rins.

Também conhecida como glândula suprarrenal, a adrenal é um importante componente do sistema endócrino, sendo indispensável na sintetização de hormônios como o cortisol e androstenediona.

Além disso, a glândula adrenal é responsável por hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Como por exemplo a produção de epinefrina, conhecida como adrenalina, que é hormônio responsável em manter a mente em estado de alerta.

Sendo assim, é uma glândula encarregada pela produção de alguns hormônios que controlam a pressão arterial, algumas características sexuais e respostas físicas ao estresse.

Pesquisando sobre o que se sabe sobre as glândulas adrenais, esbarramos em uma interessante publicação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Através da consultoria Dr. Leonardo Vieira Neto, o artigo coloca 10 coisas que você precisa saber sobre Adrenal.

  1. As glândulas suprarrenais ou adrenal, como também são chamadas, são glândulas pequenas, componentes do sistema endócrino.
  2. Cada uma delas possui cerca de 5cm de diâmetro, sendo dividida em duas partes principais: uma camada externa, conhecida como córtex, e uma parte central, chamada de medula.
  3.  O córtex da suprarrenal é responsável por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como a aldosterona e o cortisol, além de alguns hormônios sexuais como a androstenediona, que pode ser convertido em testosterona no testículo ou ovário. A medula da suprarrenal produz noradrenalina e adrenalina, denominadas catecolaminas.
  4. A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de estresse, tais como emoções fortes, infecções, doenças graves, entre outros. Eles preparam o organismo para a fuga ou luta. A adrenalina aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, em resposta ao estresse ou ansiedade. O fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, a pele empalidece, as pupilas dos olhos dilatam e o fígado libera glicose no sangue. Estas alterações preparam o corpo para ação imediata.
  5. A adrenalina e/ou noradrenalina ainda podem ser utilizadas como medicamento no tratamento do estado de choque ou hipotensão. A adrenalina também é utilizada para diminuir a absorção dos anestésicos locais, aumentando, assim, seu efeito e reduzindo o sangramento em pequenas cirurgias de pele ou odontológicas.

Também podemos ressaltar alguns distúrbios da glândula adrenal.

Que podem envolver deficiência ou produção excessiva de hormônios.

Que envolver a deficiência, temos como exemplo, a conhecida como doença de Addison, que pode ser fatal e os pacientes necessitam fazer uma suplementação hormonal.

Quanto à produção excessiva de hormônios, o quadro clínico depende do tipo de hormônio envolvido.

Vale salientar que, além das glândulas endócrinas, temos alguns órgãos que atuam de maneira secundária como órgãos endócrinos. Isso ocorre porque esses órgãos apresentam a capacidade de produzir hormônios, mas essa não é sua principal função.

Também podemos observar células e tecidos endócrinos, por exemplo, no estômago, fígado, coração, timo, rins e intestino delgado.

 

Você conhece a Clinica Martinelli?

A Clínica Martinelli é uma Instituição Especializada em Cuidado Geral e Tratamentos Específicos para Idosos, em regime de internato. Casa de repouso que cuida de adultos mais velhos com atendimento especializado desde 1985. Oferecemos um ambiente profissional, humanizado e acolhedor que proporciona ao paciente e sua família segurança e bem-estar.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *